Projeto Bioimages

O projecto pedagógico e de investigação “Bioimages” centra-se na pesquisa de processos alternativos sustentáveis e biodegradáveis na revelação de película fotossensível usada em fotografia e aplicação desses processos como prática pedagógica no ensino artístico.

Paralelamente ao processo de revelação, pretende-se alargar os princípios de sustentabilidade para o máximo de dispositivos que envolvem a produção de imagens. Neste sentido, procura-se produzir, a partir da tecnologia de impressão 3D com materiais biodegradáveis, dispositivos que vão desde a captura à impressão das imagens a que chamamos “ecobjects” (ex.: câmaras pinhole; vasos para as plantas; tanques de revelação, etc.).

Este projeto irá focar-se sobre processos e tecnologias sustentáveis e inovadoras reduzindo drasticamente a utilização de química tóxica presente nos métodos comummente utilizados nos laboratórios convencionais.

Introdução/Objectivos

Situando-se no cruzamento da química com a arte e a educação artística, o projeto alinha-se com os objectivos para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, em particular com as questões de ordem ecológica e de sustentabilidade ambiental.

Vincula, assim, a arte e o fazer artístico, a uma relação de intervenção e desenvolvimento da sociedade, daqui resultando um posicionamento e práticas com impacto e em consonância com os grandes desafios societais e ambientais.

Principais objetivos:

– Desenvolver processos alternativos sustentáveis e biodegradáveis na revelação de película fotossensível;

– Desenvolver e produzir, em impressão 3D, dispositivos de captura e de auxílio à produção e revelação de imagens usando materiais biodegradáveis.

– Integrar práticas pedagógicas sustentáveis e ecológicas nos cursos de ensino artístico.

– Desenvolver um kit pedagógico de práticas sustentáveis e ecológicas no âmbito da imagem de forma a disseminar essas práticas no ensino artístico.